Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra apresenta a relação entre algoritmos e formação de cartéis

Notícias

Palestra apresenta a relação entre algoritmos e formação de cartéis

Evento

Pesquisadora Michal Gal, da Universidade de Haifa (Israel), foi a convidada do Cade para falar sobre o tema na Semana Nacional de Combate a Cartéis
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 07/10/2020 18h19 última modificação: 07/10/2020 18h19

Nesta quarta-feira (07/10), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) realizou mais um painel da Semana Nacional de Combate a Cartéis (SNCC). O debate tratou do tema “Cartel mediante uso de algoritmos”, com palestra da pesquisadora e professora da Universidade de Haifa (Israel) Michal Gal, e moderação da coordenadora-geral de análise antitruste do Cade Fernanda Garcia Machado.

A professora Michal Gal explicou como os algoritmos mudam as formas como os agentes econômicos interagem para formar cartéis. Logo no início de sua fala, a pesquisadora destacou que os algoritmos podem trazer muitos benefícios, como cidades inteligentes, produção mais eficiente e produtos e serviços personalizados. Contudo, a tecnologia também pode contribuir para personalizar e discriminar preços, facilitando assim, a formação de cartéis entre concorrentes.

Na sequência, tendo como base o teórico George K. Stigler, a pesquisadora aprofundou as condições em que os algoritmos atuam para coordenação de preços. Entre elas, foram destacadas a maior facilidade para acordos entre os concorrentes, já que os algoritmos auxiliam em cálculos mais rápidos e sofisticados para a formação de preços. Também foi salientada que a rápida detecção de uma elevação ou diminuição de preços de um concorrente, pelo algoritmo, facilita a uniformização dos preços pelos demais.

A pesquisadora apresentou ainda um panorama do futuro da detecção de práticas anticompetitivas que envolvam algoritmos. Ela destacou exemplos em três frentes de atuação: ampliação do conhecimento sobre o tema, criação de ferramentas para detecção (com o uso de algoritmos para identificar as práticas), e a contratação de cientistas de dados para as equipes que atuam no combate a essas condutas.

Sobre a SNCC

Entre os dias 05 e 09 de outubro, o Cade promove a Semana Nacional de Combate a Cartéis (SNCC). O evento está acontecendo virtualmente e tem como objetivo fortalecer ações contra a prática anticompetitiva e expandir a rede de colaboração dos órgãos parceiros na área. A série de debates conta com a participação de atores nacionais e internacionais que irão compartilhar experiências e melhores técnicas de investigação para permitir ao país seguir impulsionando o bom funcionamento dos mercados.

Cartel é qualquer acordo ou prática concertada entre concorrentes para fixar preços, dividir mercados, restringir produção ou adotar posturas pré-combinadas em licitação pública. Por implicarem aumento de preços e restrição de oferta, sem nenhum benefício econômico, os cartéis causam graves prejuízos aos consumidores, tornando bens e serviços inacessíveis a alguns e desnecessariamente caros para outros. Em razão dos vários prejuízos que gera, é a conduta considerada a mais grave violação à ordem econômica.

Não perca os próximos dias do evento! Confira a programação.