Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Antigas > SBDC discute combate a cartéis com órgãos internacionais

Notícias

SBDC discute combate a cartéis com órgãos internacionais

Institucional

Direito da Concorrência foi abordado durante Conferência
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 17/10/2009 10h00 última modificação: 07/03/2017 14h06

O combate a cartéis no Brasil foi um dos principais assuntos debatidos na I Conferência Internacional de Defesa da Concorrência, em São Paulo, encerrada nesta sexta-feira (16). Durante dois dias, representantes de órgãos brasileiros e internacionais trataram de temas como poder de compra, programa de leniência e políticas de comércio.

No dia 15, primeiro dia de Conferência, o Presidente do Cade, Arthur Badin e a Secretária de Direito Econômico, Mariana Tavares, afirmaram que o trabalho em conjunto de órgãos do Governo Federal possibilita que as investigações de cartel cresçam e que o mercado de concorrência amplie as opções de compra dos consumidores.

A diretora do Departamento de Proteção e Defesa Econômica (DPDE), do MJ, Ana Paula Martinez, ressaltou que é preciso conscientizar a população da necessidade de combater o crime. “A sociedade precisa saber que tem direito a mais de uma opção na hora de comprar um produto”.

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Direito Econômico (SDE), em conjunto com o Cade, promoveu ações de conscientização no mês do Dia Nacional de Combate a Cartéis (8 de outubro). Foram distribuídas mais de 100 mil cartilhas nos oito maiores aeroportos do Brasil, incentivando a denúncia.

Em parceria com o Ministério da Educação, serão distribuídas ainda 300 revistinhas da Turma da Mônica nas escolas de ensino fundamental. O gibi, assinado por Maurício de Sousa, explica o que é cartel para as crianças e passa informações sobre ética nos negócios.

Apresentações

O conteúdo apresentado pelos palestrantes estará disponível, na medida em que forem liberados, aqui e que também podem ser vistos a partir do banner da Conferência disponível na página inicial do sítio do Cade na Internet.

Contribuições

Sugestões de temas para a próxima edição da Conferência, com data ainda a definir, podem ser enviadas para o e-mail cade@cade.gov.br.