Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Antigas > Presidente do Cade participa, no Chile, de Fóruns sobre Concorrência

Notícias

Presidente do Cade participa, no Chile, de Fóruns sobre Concorrência

Institucional

Encontro visou a interação do tema entre países Latino Americanos
por Assessoria de Comunicação Social publicado: 14/09/2009 10h00 última modificação: 07/03/2017 14h06

Entre os dias 9 e 11 de setembro, o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Arthur Sanchez Badin, esteve presente em Santiago, no Chile, participando do Foro Latino Americano de Defesa da Concorrência e do Foro Ibero Americano de Defesa da Concorrência.

Os dois eventos foram organizados pelo Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile (TDLC), a Fiscalía Nacional Econômica do Chile (FNE), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE).

O Foro Latino Americano aconteceu nos dias 9 e 10. No primeiro dia, merece destaque a participação da Secretaria de Direito Econômico – SDE, nas Sessões I (Utilizando o Programa de Leniência para combate a Cartéis) e II (Combate aos Cartéis em Licitações). No segundo dia, Badin apresentou contribuições escritas à Sessão IV (Questões Concorrenciais nas Telecomunicações).

Durante o Foro Ibero Americano, no dia 11, o presidente do Cade palestrou sobre o tema “Revisão Judicial das Decisões do Cade”. E destacou: "a economia é uma realidade dinâmica e a demora da efativação da decisão a torna ineficaz", ao defender a necessidade de se manter as decisões do Cade.

Todos os trabalhos e contribuições apresentadas durante os três dias serão de extrema importância para busca de resultados positivos na defesa da concorrência em diversos países e principalmente na América Latina.